Apesar do concelho do Barreiro ser um dos mais pequenos concelhos do país em área, tem dois espaços que representam um património muito valioso a nível ambiental e de conservação da natureza, sendo um deles o Sapal do Rio Coina.
A CMB (Camâra Municipal do Barreiro) apresentou a candidatura da Mata da Machada e Sapal do Rio Coina para as 7 maravilhas de Portugal realizada em 2010 afim de sensibilizar os portugueses para a importância da sua preservação enquanto património nacional do país.
Neste âmbito foi elaborada uma proposta para a classificação do Sapal de Coina como área protegida, por Nuno Banza (Vereador do ambiente da CMB) com a colaboração de Nuno Pereira dos Santos (especialista em áreas protegidas).
Somos um grupo de área de projecto da Escola Secundária Augusto Cabrita, no Barreiro. O nosso projecto tem como principal objectivo a divulgação da importância do Sapal do rio Coina enquanto Ecossistema. Neste blog vamos dar a conhecer o trabalho que iremos desenvolver ao longo do ano lectivo, esperando que no fim, tenhamos sensibilizado algumas pessoas e mudado a sua opinião sobre os Sapais, em geral.
Acerca de mim

- Os Sapalianos
- “OS SAPAIS POSSUEM UM VALOR IMPORTANTE NA PROTECÇÃO E ALIMENTAÇÃO DE MUITOS ANIMAIS… MAS ACIMA DE TUDO SÃO PEÇA PRIMORDIAL DA NATUREZA QUE É NECESSÁRIA (…)”
segunda-feira, 13 de dezembro de 2010
segunda-feira, 6 de dezembro de 2010
Já Conheces o nosso sapal??
As aves residentes e migratórias deslocam-se ao Sapal do rio Coina para procurar alimento e abrigo.
Devido à abundância de alimento e abrigo muitas aves escolhem este local para reprodução.
Fig.1(As aves do Sapal) |
Fig.2 (Gaivota) |
Fig3. (Garça) |
Fig.4 (corvo Marinho) |
Existe ainda uma grande variedade na flora.
Esta desempenha um papel importante no Sapal, nomeadamente, no fornecimento de abrigo e alimento para algumas das aves.
Uma das espécies de plantas que constitui o Sapal é uma espécie invasora, pelo que, apesar de abundante, não é característica do Sapal.
Todas as plantas que residem no Sapal têm características peculiares, sendo uma das mais importantes a sua tolerância a níveis de sal mais elevados que o normal, pois a água do Sapal é salobra (mistura água doce e água salgada).
Podemos assim, comprovar que todo o ecossistema está interligado e que sem a existência da variedade da flora, não existiriam tantas espécies de aves, e claro que sem a presença destas, o nosso Sapal perdia toda a beleza!!
Subscrever:
Mensagens (Atom)