Acerca de mim

A minha foto
“OS SAPAIS POSSUEM UM VALOR IMPORTANTE NA PROTECÇÃO E ALIMENTAÇÃO DE MUITOS ANIMAIS… MAS ACIMA DE TUDO SÃO PEÇA PRIMORDIAL DA NATUREZA QUE É NECESSÁRIA (…)”

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Sabias que...

Apesar do concelho do Barreiro ser um dos mais pequenos concelhos do país em área, tem dois espaços que representam um património muito valioso a nível ambiental e de conservação da natureza, sendo um deles o Sapal do Rio Coina.

A CMB (Camâra Municipal do Barreiro) apresentou a candidatura da Mata da Machada e Sapal do Rio Coina para as 7 maravilhas de Portugal realizada em 2010 afim de sensibilizar os portugueses para a importância da sua preservação enquanto património nacional do país.

Neste âmbito foi elaborada uma proposta para a classificação do Sapal de Coina como área protegida, por Nuno Banza (Vereador do ambiente da CMB) com a colaboração de Nuno Pereira dos Santos (especialista em áreas protegidas).

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Já Conheces o nosso sapal??



 O nosso Sapal constitui um ecossistema natural com uma enorme diversidade de avifauna e flora.
As aves residentes e migratórias deslocam-se ao Sapal do rio Coina para procurar alimento e abrigo.

Devido à abundância de alimento e abrigo muitas aves escolhem este local para reprodução.

Fig.1(As aves do Sapal)


                                           

Fig.2 (Gaivota)



Fig3. (Garça)





Fig.4 (corvo Marinho)

Existe ainda uma grande variedade na flora.
Esta desempenha um papel importante no Sapal, nomeadamente, no fornecimento de abrigo e alimento para algumas das aves. 
Uma das espécies de plantas que constitui o Sapal  é uma espécie invasora, pelo que, apesar de abundante, não é característica do Sapal.
Todas as plantas que residem no Sapal têm características peculiares, sendo uma das mais importantes a sua tolerância a níveis de sal mais elevados que o normal, pois a água do Sapal é salobra (mistura água doce e água salgada).



Podemos assim, comprovar que todo o ecossistema está interligado e que sem a existência da variedade da flora, não existiriam tantas espécies de aves, e claro que sem a presença destas, o nosso Sapal perdia toda a beleza!! 



Fig5. Pinheiro bravo

Fig.6 Chorões (planta invasora)

fig.7 Caniços