Acerca de mim

A minha foto
“OS SAPAIS POSSUEM UM VALOR IMPORTANTE NA PROTECÇÃO E ALIMENTAÇÃO DE MUITOS ANIMAIS… MAS ACIMA DE TUDO SÃO PEÇA PRIMORDIAL DA NATUREZA QUE É NECESSÁRIA (…)”

domingo, 15 de maio de 2011

Visita de Campo

No passado dia 28 de Abril, o grupo dos Sapalianos organizou uma visita de estudo ao Sapal do rio Coina acompanhado pelas turmas 12ºB e 12ºC.
Esta visita tinha como principal objectivo divulgar e sensibilizar a comunidade escolar para a importância do Sapal do rio Coina enquanto Ecossistema do Concelho do Barreiro.
Dado que parte dos participantes não sabia onde ficava o sapal, acreditamos que a visita foi produtiva.


A visita iniciou-se com uma previa explicação do que é  um Sapal seguida de uma distribuição de sacos para apanharmos o lixo existente ao longo do caminho, uma vez que a limpeza do Sapal é importante para prevenir incêndios e manter o ecossistema adequado às espécies que dele fazem parte.



Os nossos participantes incansavelmente recolheram todo o lixo que encontraram!! Obrigada, os  Sapalianos, o Sapal e todas as espécies que lá habitam ficam-vos gratos!!

Ao longo do percurso que realizámos foi possível mostrar todo o Sapal na sua extensão (...)

(...) bem como os seus constituintes, nomeadamente os mouchões. Estes são essenciais para as espécies de aves uma vez que constituem pequenas ilhas no meio do Sapal nas quais as aves podem pousar, em especial os patos-bravos.

Dado que a maioria dos participantes não conhecia o nosso jogo decidimos voltar a utiliza-lo com novas perguntas.

Este foi o local escolhido para a realização do jogo (debaixo de um pinheiro).
O principal objectivo deste jogo, nesta actividade foi resumir toda a informação que demos ao longo do percurso, bem como um pequeno teste a atenção dos nossos participantes que responderam a tudo de modo exemplar!

Foi ainda possível desfrutar de belas paisagens bem como do encher da maré no Sapal. 
As plantas que estão em primeiro plano, são uma espécie invasora, isto é, não são constituintes da flora típica de uma região de Sapal e têm o nome de chorões.
No fim do percurso os sacos de lixo foram despejados nos devidos contentores existentes à entrada da Mata da Machada.

Queremos, desde já agradecer a colaboração do grupo que nos acompanhou bem como o facto de nos terem disponibilizado estas fotografias (Jéssica).

A visita terminou no CEA (centro de educação ambiental da mata da Machada e sapal do rio Coina) onde o grupo realizou uma pequena palestra : "Sapal do rio Coina - Passado, Presente e Futuro".

Esta visita funcionou como uma das actividades finais do nosso projecto.


Agradecemos ao grupo que nos acompanhou - pela participação - e ao centro de educação ambiental - por nos disponibilizar o espaço para a palestra!!